País

BE apresenta propostas para facilitar acesso das empresas a apoios à retoma económica

Partido questiona eficácia dos apoios anunciados.

O Bloco de Esquerda quer facilitar o acesso das empresas aos apoios à retoma económica.

Os bloquistas entendem que as medidas que o Governo tem apresentado estão desajustadas daquilo que é o tecido empresarial do país, remetendo para dados do Instituto Nacional de Estatística, e apresentaram esta segunda-feira um pacote de propostas para tornar mais efetiva a ajuda.

Por exemplo, Catarina Martins propõe antecipar as condições de pagamento das moratórias e pelo alargamento do prazo Até à data prevista da generalização da vacina, ou seja, até julho de 2021.

O Bloco de Esquerda sugere ainda que o Estado partilhe o esforço do apoio às rendas comerciais com os proprietários, quando estiverem em causa valores que Catarina Martins diz expeculativos.

O pacote de medidas que será levado ao Parlamento prevê, entre outras, o alargamento dos apoios atribuidos às famílias na primeira fase da pandemia.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão