País

ASAE apreendeu 12 mil maços de tabaco de contrabando em Matosinhos

HUGO DELGADO

Está em causa uma fuga ao fisco no valor de 42 mil euros.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Matosinhos, distrito do Porto, 12 mil maços de tabaco "de contrabando", estando em causa uma fuga ao fisco no valor de 42 mil euros, foi esta terça-feira anunciado.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, distrito de Braga, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, acrescentou que o valor total da mercadoria apreendida é de 54 mil euros.

Segundo aquele responsável, na operação foi constituído arguido um homem com cerca de 60 anos, que conduzia a viatura em que seguiam os maços de tabaco.

Em causa, para já, está o crime de introdução fraudulenta no consumo.

"A investigação ainda vai continuar, para apurar se o tabaco é genuíno ou contrafeito", acrescentou Pedro Portugal Gaspar.

A operação, que decorreu na madrugada de segunda-feira, resultou ainda na apreensão de um automóvel e dois telemóveis.

O arguido, que já estava referenciado pelas autoridades, terá ido buscar o tabaco, da marca American Club, a Espanha para o revender a diversos estabelecimentos, em pequenas quantidades.

O material apreendido está guardado no armazém da ASAE em Barcelos, cabendo às autoridades judiciais decidir sobre o seu destino.

O arguido ficou sujeito a termo de identidade e residência.