País

Chuva forte e trovoada em todas as ilhas dos Açores devido a depressão

SEAN GLADWELL/GettyImages

Ilhas de Flores e Corvo estão sob aviso amarelo até às 03:00 locais de domingo.

Os Açores estão sob a influência de uma depressão com um sistema frontal associado que está a gerar chuva, por vezes forte, e trovoada, em todas as ilhas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "uma depressão com um sistema frontal associado está a condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago, prevendo-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada".

O IPMA refere que, em relação a domingo, "verificam-se condições para a ocorrência de precipitação cujos valores acumulados poderão atingir o nível de aviso laranja, nas ilhas do grupo central", que integra as ilhas Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, entre as 00:00 e as 15:00 locais (16:00 em Lisboa).

As ilhas de Flores e Corvo (grupo ocidental) estão sob aviso amarelo até às 03:00 locais de domingo, enquanto o aviso amarelo para o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) vigora entre as 06:00 e as 18:00 locais de domingo.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros