País

Catorze distritos sob aviso amarelo. Previsão de chuva, granizo e trovoada

Alvaro Barrientos/ AP

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta sexta-feira.

Catorze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros que poderão ser fortes e acompanhados de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Leiria vão estar sob aviso amarelo entre as 11:00 e as 22:00 de hoje e Lisboa entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de sábado.

O IPMA emitiu o aviso amarelo para aqueles distritos devido à previsão de aguaceiros, localmente fortes e acompanhados de trovoadas, que poderão ser ocasionalmente de granizo, especialmente nas regiões do interior.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado e aguaceiros, mais frequentes a partir do meio da manhã, que poderão ser localmente fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo, em especial nas regiões norte, centro e Alto Alentejo.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, temporariamente moderado a forte nas terras altas até final da tarde, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões norte e centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 07 graus Celsius (em Braga e Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 13 graus (na Guarda) e os 23 (em Leiria).

  • Regresso ao futuro

    Opinião

    "Queremos assegurar que os novos líderes estão unidos por um conjunto de valores que torna claro que a liderança não é sobre ego" (David Simas, Presidente da Fundação Obama)

    Germano Almeida

  • 1:15