País

Sacos de contenção de dunas degradados estão a poluir o mar na Póvoa de Varzim

A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que já notificou o campo de golf para que proceda à recolha os sacos soltos, mas a empresa diz que não pode fazer mais sem indicação da APA.

Na praia da Estrela, na Póvoa de Varzim, os sacos de contenção de dunas estão espalhados pelo areal. Alguns destes sacos acabam no mar. A população pede para que a situação se resolva rapidamente.

Durante uma caminhada, Sara Pereira, pertencente ao grupo “Praias da Póvoa sem Plástico”, estranhou o mar branco que se estendia pelo areal. Quando se aproximou percebeu que eram sacos para contenção da duna, junto ao campo de golfe. Um pouco mais a sul, na praia da Salgueira, foram encontrados vestígios de sacos semelhantes, com costuras muito parecidas, durante um mergulho de caça submarina.

A empresa Estrela Golf disse à SIC que os sacos não vão parar à água e que estão presos uns aos outros. Mas, ainda este fim de semana foram retirados sacos do mar por cidadãos da região. Há também relatos de hélices de barcos que chegam a terra enroladas em sacos semelhantes aos vistos no areal.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já notificou o campo de golf para que recolha os sacos soltos, bem como aqueles que evidenciem estado de deterioração. Sublinha que a responsabilidade da manutenção é da empresa Estrela Golf.

Os primeiros sacos foram colocados nestas praias em 1997. Ao longo dos anos foram realizadas várias manutenções. À SIC, a Estrela Golf garantiu que sempre foi feito com a autorização escrita das entidades competentes na área do ambiente. A empresa acrescenta que já foram recolhidos alguns sacos soltos e que não podem fazer muito mais sem indicação da APA.