País

Autarca de Vila Real de Santo António indiciada por corrupção

Conceição Cabrita já está em liberdade, mas ficou proibida de contactar com os arguidos no processo.

A autarca de Vila Real de Santo António já está em liberdade, depois de ter sido detida por suspeitas de corrupção. Conceição Cabrita foi proibida de contactar os outros sete arguidos do processo e de frequentar as instalações da Câmara Municipal.

Esta quinta-feira, a autarca renunciou ao cargo. Responde por dois crimes, um de corrupção passiva de titular de cargo políticos e outro de prevaricação, pelos quais está "fortemente indiciada".

Conceição Cabrita não pode também manter contacto direto ou indireto com António Gameiro, do Partido Socialista, também alvo buscas. O deputado não foi detido e nem sequer foi ainda constituído arguido.

Gameiro é suspeito de ter agido como intermediário do empresário Carlos Matos, representante da imobiliária Saint Germain, também detido e acusado de corrupção.

OPERAÇÃO TRIÂNGULO

O DIAP Regional de Évora explica os motivos da Operação Triângulo, que recuam a 2018: "favorecimento a particulares em adjudicações de serviços, desvio de fundos do município e favorecimento pessoal está em investigação a alienação de terreno municipal a empresa de investimentos no ramo imobiliário, em troca de benefícios financeiros indevidos."

O terreno fica em Monte Gordo, a 200 metros da praia e por várias vezes foi colocado em hasta pública. O negócio acabou por acontecer, mas levantou dúvidas às autoridades.

A Operação Trigângulo está em investigação há mais de um ano. Quatro pessoas já foram detidas

  • Investir agora na infância para poupar no futuro

    Desafios da Mente

    Assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças é essencial para as sociedades que procuram alcançar o seu pleno potencial sanitário, social e económico. A prevenção da adversidade precoce deve ser uma preocupação diária e não apenas assunto no mês de abril, mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Os Governos, as famílias, as comunidades e as organizações devem ser envolvidas a fim de alcançar estes objetivos.