País

Estratégia contra a corrupção "é uma prioridade nacional"

Marcelo Rebelo de Sousa considera que Portugal está a "entrar num período bom, que é dar importância à justiça, que é debater a justiça, que é ver o que se pode mudar melhorando a justiça para defender os direitos dos portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa diz que sobre a justiça tem "uma posição há muito tempo, que é a mesma".

"Quando entrei no exercício destas funções, logo em 2016, disse que havia uma crise na justiça portuguesa. Vejo que hoje muita gente diz exatamente o mesmo."

O Presidente da República considera que Portugal está a entrar num "período bom, que é dar importância à justiça, que é debater a justiça, que é ver o que se pode mudar melhorando a justiça para defender os direitos dos portugueses".

"Vejo que hoje há quem fale na ideia de ir mais longe na estratégia contra a corrupção."

O Governo tem agendado para um próximo Conselho de Ministros, "dentro de dias", a estratégia contra a corrupção, disse Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que esta "é uma prioridade nacional".

O Presidente da República admite ainda a criação de novos tipos de crime para melhorar o combate à corrupção em Portugal. Marcelo diz que há muito que defende esse caminho e apela a um entendimento alargado entre os partidos.

  • 1:55