País

Encontrou um andorinhão no chão? CML pede que o recolha e entregue num centro de recuperação

Câmara Municipal de Lisboa

Até ser entregue ao centro de recuperação, deve ser mantido numa caixa arejada, mas bem fechada.

O andorinhão é uma ave pequena e habitualmente avistada na cidade de Lisboa. No entanto, é incapaz de se alimentar sozinho quando pousado, por ser um "caçador de insetos em voo".

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) emitiu um alerta e pede a quem encontre um destes pássaros pousado no chão que o recolha e entregue no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), onde poderá ser avaliado por técnicos especializados.

"A queda de um andorinhão ao chão é sempre traumática, seja juvenil (os ninhos são altos) ou adulto (também voam alto e muito rápido), podendo exigir algum tempo e outros cuidados para recuperar", explica a CML através de um comunicado na rede social Facebook.

Até ser entregue a um centro de recuperação, a ave deve ser mantida numa caixa arejada, mas bem fechada.

Caso o andorinhão comece a arrefecer, pode ser colocado, no interior da caixa, um saco de água quente para que o animal mantenha a temperatura.

Porém, acrescenta a CML, nem o alimento nem água devem ser forçados, "pois pode não conseguir engolir e asfixiar".

Câmara Municipal de Lisboa

  • Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

    Angela Merkel

    Carinhosamente chamada pelos alemães de "Mutti" (mãe), protagonizou um estilo único de fazer política na Alemanha. Não era uma grande oradora, nem fazia discursos inspiradores, mas a postura pragmática valeu-lhe respeito e admiração. "Merkeln" passou a ser verbo na Alemanha, em alusão à forma como a chanceler toma decisões.

    Ana Luísa Monteiro