País

Funeral dos bombeiros que morreram em serviço em Vinhais realiza-se este sábado

Presidente da República vai estar presente nas cerimónias fúnebres.

Realiza-se este sábado, pelas 15:00, em Vinhais, o funeral dos bombeiros que morreram na quinta-feira.

O Presidente da República vai estar presente nas cerimónias fúnebres.

Todas as corporações e associações de bombeiros do país deverão colocar este sábado as suas bandeiras a meia haste em homenagem às vítimas, uma bombeira de 37 anos e um bombeiro de 22.

Acidente

Os bombeiros seguiam na viatura que se despistou há dois dias a caminho do combate a um incêndio na zona de Vinhais, distrito de Bragança. Do acidente resultaram ainda três feridos.

A Câmara de Vinhais informou que decretou "três dias de luto municipal, com a colocação da bandeira do município a meia haste", associando-se "ao luto e à dor sentida pela família e amigos.

Numa nota publicada nas redes sociais, lê-se que "neste momento de dor e profunda tristeza, a Câmara Municipal de Vinhais apresenta os mais sentidos pêsames à família e aos amigos dos bombeiros que faleceram".

O município deixa também "votos de rápida recuperação aos bombeiros feridos neste mesmo acidente".

"Expressamos ainda um reconhecimento público à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vinhais pelo papel inexcedível e sempre voluntário destes valiosos seres humanos que, diariamente, colocam as suas vidas em risco pela defesa de TODOS ao serviço dos bombeiros", refere a publicação.

PRESIDENTE E GOVERNO LAMENTAM ACIDENTE

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já endereçou os pêsames à família dos dois bombeiros mortos e votos de melhoras aos três que ficaram feridos.

Numa nota de pesar divulgada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita endereça, "em nome pessoal e em nome do Governo, os mais sentidos pêsames à família, aos amigos, aos Bombeiros Voluntários de Vinhais, à Associação Humanitária de Bombeiros de Vinhais e aos Bombeiros de Portugal".

O ministro expressa também "votos de plena recuperação aos três bombeiros que ficaram feridos, um deles com gravidade, neste mesmo acidente".

Também o Presidente da República lamentou o falecimento dos dois bombeiros e, numa nota, deu conta que já contactou o comandante da corporação.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa contactou o Comandante da Corporação de Bombeiros, a quem manifestou a sua solidariedade pelas vidas perdidas no cumprimento de missão e endereçou uma rápida recuperação dos bombeiros feridos", pode ler-se no site da presidência.

  • Dez dicas para pais, alunos e escolas no regresso às aulas

    País

    O regresso à escola é sempre desafiante para pais, crianças e professores. Os novos começos não são fáceis e, por isso, às vezes é bom contar com ajuda. Reunimos dez dicas: cinco de um professor e cinco de uma psicóloga que podem ser usadas como um guia prático para quem quer entrar com o pé direito no novo ano letivo.

    Ana Luísa Monteiro