País

Cerimónia do 5 de Outubro marcada pela despedida de Medina da Câmara de Lisboa

Medina diz que sai da Câmara de Lisboa com sentido de dever cumprido.

Este 5 de Outubro fica marcado pela despedida de Fernando Medina da Câmara Municipal de Lisboa e pela estreia de Carlos Moedas nos Paços do Concelho, onde assistiu às comemorações ainda enquanto convidado. No último discurso, o Presidente cessante da autarquia alertou para a ameaça crescente de populismos e radicalismos e apelou à convergência entre democratas.

O presidente eleito da Câmara de Lisboa chega discreto, no fato de convidado, sem conseguir disfarçar a satisfação de quem sabe que no próximo 5 de Outubro já será ele o anfitrião.

Manda a cordialidade democrática que se apertem as mãos, num momento que marca o fim de 14 anos de governação socialista.

No último discurso, como autarca da capital, Fernando Medina quis falar de valores democráticos e republicanos para avisar que não são dados adquiridos.

Medina despede-se com um apelo à união e à convergência. Antes do ponto final agradece a honra de ter servido Lisboa durante seis anos.

No dia da República implanta-se um novo ciclo em Lisboa. Carlos Moedas toma posse a 18 de outubro e quando voltar a pisar os paços do concelho já sairá oficialmente como presidente da Câmara.