O primeiro-ministro chegou esta quarta-feira à Roménia e amanhã vai visitar as tropas portuguesas destacadas numa missão da NATO. Durante um encontro com o primeiro-ministro romeno, Nicolae Ciucă, António Costa irá assinar um acordo de cooperação militar, adiantam os enviados da SIC a Bucareste, o jornalista, Hugo Maduro e o repórter de imagem, Nuno Fróis.
No plano político, durante a sua permanência em Bucareste, o líder do executivo português destacou a assinatura de um acordo para o aprofundamento da cooperação militar com a Roménia.
Portugal e Roménia têm laços no campo da defesa, com um primeiro acordo assinado em 1995, que passa pela venda de material militar.
“O anterior correu muitíssimo bem, já que contribuiu para a valorização da indústria nacional e para a venda de um conjunto de [17] aviões F16. Teremos um novo acordo que vai reforçar precisamente essa valorização da indústria de defesa nacional” considerou o primeiro-ministro.
As conversações do primeiro-ministro português com o Presidente e o homólogo romenos estarão centradas na questão da defesa e segurança da Europa de Leste, na sequência da intervenção militar russa na Ucrânia.
SAIBA MAIS
- “No dia em que lá chegar”: Costa confirma visita a Kiev esta semana sem avançar a data
- António Costa envia mensagem à Finlândia e Suécia: “Podem contar com o apoio de Portugal”
- Costa hoje em Bucareste e quinta-feira visita tropas portuguesas na Roménia
- Marcelo revela que Costa vai esta semana à Ucrânia