País

Falta de água: Câmara de Ribeira de Pena abastece depósitos diariamente

Loading...
Muitas nascentes e captações de água já secaram e teme-se que a situação ainda se possa agravar, se não chover.

A câmara de Ribeira de Pena está a reabastecer os depósitos de água do concelho, numa altura em que se regista um elevado consumo com a chegada dos emigrantes.

Esta é, há cerca de um mês, a rotina dos serviços municipais de Ribeira de Pena: o camião cisterna da Câmara passou a ter de reforçar 35 reservatórios de água do concelho. Só no depósito de Lamelas estavam esta quarta-feira a ser debitados 10 mil litros esta quarta feira.

Com a chegada dos emigrantes, a população de Ribeira de Pena passou dos cerca de seis mil residentes habituais para mais de 25 mil. Este ano a seca complicou tudo e está a ser muito difícil dar resposta aos elevados consumos de água.

A autarquia apela a um consumo regrado e apenas para o essencial. A rega dos jardins do município há muito que já é feita com a água entancada numa levada fora do sistema de consumo. Mas não é fácil mudar alguns comportamentos.

Os abastecimentos de água estão a ser feitos por meios do município com a ajuda pontual dos bombeiros, que nesta altura se debatem com muitas ignições de incêndios. Têm válido as duas albufeiras das barragens do sistema eletroprodutor do Tâmega para os reabastecimentos das aeronaves, decisivas no combate.

Últimas Notícias
Mais Vistos