País

Calor em Portugal: prevista descida da temperatura durante a semana

Loading...

Portugal está em situação de alerta até terça-feira.

Portugal está em situação de alerta, até esta terça-feira, devido a uma nova vaga de calor que poderá aumentar o risco de incêndio florestal. A situação será reavaliada pelo Governo esta segunda-feira ao final da tarde.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 10 distritos sob aviso amarelo.

Não tão severa como a que afetou o país em julho, esta é a terceira onda de calor, este verão, que se deverá estender até setembro, por causa do novo pico de calor e o aumento do risco de incêndio,

O Governo decidiu, no sábado, ativar a situação de alerta, em vigor até terça-feira. Será reavaliada para discutir a necessidade de alterar a declaração.

Como avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mais de metade do território continental está sob aviso amarelo, o mais brando, mas que implica situações de risco.

Apenas os distritos do litoral centro e norte escapam, com exceção de Braga.

Também o arquipélago da Madeira está em alerta por causa do tempo quente.

As temperaturas mais elevadas registam-se no interior Norte e Centro e no Alentejo, com os termómetros a chegarem aos 39 graus em Évora.

Ao longo da semana está prevista uma descida gradual das temperaturas.

Até lá, a Direção-Geral de Saúde deixa conselhos, principalmente aos mais vulneráveis - crianças, idosos e doentes crónicos. Recomenda beber água e sumos de fruta, evitar a exposição direta ao sol e evitar a prática de atividades que exijam grande esforço físico.

Últimas Notícias
Mais Vistos