País

Situação de alerta reavaliada pelo Governo esta segunda-feira

Situação de alerta reavaliada pelo Governo esta segunda-feira
Octavio Passos
Está em vigor até terça-feira, mas pode ser prolongada.

A situação de alerta no continente vai ser reavaliada pelo Governo esta segunda-feira, numa reunião marcada para o final da tarde.

Com a maioria do território continental em risco elevado de incêndio, a situação de alerta está em vigor até terça-feira, mas pode ser prolongada.

Até pelo menos até terça-feira está assim proibido circular em florestas e fazer queimadas, assim como existem limitações no uso de máquinas agrícolas. Uma das medidas que também foi anunciada foi o reforço do patrulhamento para evitar novos incêndios.

A situação de alerta foi anunciada na sexta-feira passada pelo ministro da Administração Interna, após uma reunião do Governo na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O ministro justificou a decisão com "o novo pico de calor que se vai sentir nos próximos dias, nomeadamente a partir de domingo", com a previsão de temperaturas na ordem ou superiores a 40ºC, bem como ventos que poderão variar entre os 40 e os 60 km/hora.

A lista de medidas preventivas:

  • Proibição de queimadas;
  • Proibição do uso de fogo-de-artifício;
  • Proibição de circulação e permanência em espaços e caminhos florestais;
  • Realização de trabalhos com máquinas (com exceção de trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e sejam adotadas medidas de mitigação de risco de incêndio, trabalhos de colheita de culturas agrícolas e trabalhos florestais matinais de corte e transporte, desde que comunicados à entidade competente).


Últimas Notícias
Mais Vistos