O Ministério da Administração Interna (MAI) informa, esta segunda-feira, que “já lançou” oito concursos de aquisição de equipamentos para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Desses concursos, quatro já foram publicados e quatro estão em vias de publicação em Diário da República. No total, revela o Governo, representam um valor de 3,1 milhões de euros e “abrangem equipamentos para funções especializadas, de apoio à atividade operacional e melhoria das condições de trabalho” das polícias.
Entre os equipamentos previstos estão “a compra de mobiliário para vários postos territoriais da GNR”, bem como, para “o reforço da segurança rodoviária”, a aquisição de monóculos e equipamentos de visão noturna, alcoolímetros, cinemómetros e tacógrafos” quer para a Guarda, quer para a PSP.
No que diz respeito aos quatro concursos ainda em vias de publicação, esclarece o MAI que são “relativos à aquisição de máquinas de recolha de imagens, balanças e equipamento de apoio à atividade operacional” para ambas as polícias.
O MAI saliente que estes concursos são lançados, "um mês após a aprovação do plano de 607 milhões de euros em investimentos nas Forças e Serviços de Segurança até 2026", aprovado no final de julho em Conselho de Ministros.
No total, especifica a tut