País

MeteoAbrantes: plataforma disponibiliza previsões meteorológicas há 20 anos

Loading...
Capta dezenas de fatores meteorológicos e emite alertas para a Proteção Civil.

Uma plataforma dá a conhecer, diariamente, à comunidade de Abrantes as previsões meteorológicas da região. Há mais de duas décadas a decifrar o tempo, o responsável pelo projeto admite que a ocorrência de fenómenos extremos tem mais tendência a acontecer no nosso país.

Há mais de 20 anos que todos os dias, faça chuva ou sol, Hélder Neves disponibiliza à população de Abrantes as previsões meteorológicas da região. Foi em 2000 que decidiu instalar uma estação meteorológica no telhado da sua casa, e dar vida à MeteoAbrantes.

Em tempo real e com dados analisados ao pormenor, o gosto pela meteorologia levou-o a estudar mais sobre os fenómenos atmosféricos no Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Mas tudo começou na juventude, quando vivenciou uma trovoada em plena albufeira de Castelo de Bode.

As informações disponibilizadas pela MeteoAbrantes são seguidas de forma constante, não só pela comunidade, mas também pela proteção civil, que recebe em primeira mão os avisos emitidos.

Há mais de duas décadas a decifrar o tempo e a recolher dados meteorológicos, Hélder Neves admite que a mudança é evidente.

Com as alterações climáticas a fazerem-se sentir, Hélder Neves alerta que também a ocorrência de fenómenos extremos como furacões tem tendência a aumentar.

Num cenário em rápida mudança e onde saber interpretar o tempo é cada vez mais decisivo, o próximo objetivo de Hélder é conseguir levar a sua paixão por meteorologia para o terreno e ajudar no combate às chamas.

Últimas Notícias
Mais Vistos