País

Grupos central e ocidental dos Açores com aviso amarelo por causa da chuva

Grupos central e ocidental dos Açores com aviso amarelo por causa da chuva
Bivash Bala / 500px
O aviso amarelo vai vigorar entre as 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de segunda-feira, estendendo-se até às 18:00.

AS ilhas dos grupos central e ocidental dos Açores vão estar, na segunda-feira, sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, anunciou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, no caso do grupo ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo vai vigorar entre as 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de segunda-feira, estendendo-se até às 18:00.

Para o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo vai vigorar entre as 15:00 e as 21:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na sequência do aviso meteorológico, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

A Proteção Civil recomenda, entre outras medidas, que a população consolide telhados, portas e janelas e mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes às residências e que sejam guardados os objetos soltos do jardim.

"Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água", alerta ainda.

Caso tenha "conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes", recomenda também o Serviço Regional de Proteção Civil.

Últimas Notícias
Mais Vistos