O líder do PSD pediu na segunda-feira ao Presidente da Assembleia da República para desbloquear a eleição dos vice-presidentes da Assembleia. Augusto Santos Silva não respondeu ao apelo, mas deixou um conselho a todos os partidos que venham a negociar com a extrema-direita.
Em declarações aos jornalistas, na sede do partido, Luís Montenegro deixou um desafio a Augusto Santos Silva, na sequência das críticas que têm sido feitas ao PSD por ter apelado à sua bancada que votasse no candidato do Chega a uma vice-presidência do Parlamento, numa eleição que falhou pela terceira vez na passada quinta-feira.
“Os votos em democracia valem tanto à direita como à esquerda. Espero que esse assunto seja encerrado e o presidente da Assembleia da República use o seu magistério de influência junto dos grupos parlamentares para não termos esta situação anómala de só termos dois 'vices”.
Apesar das declarações, Luís Montenegro recusa estar a aproximar-se de André Ventura. Augusto Santos Silva rejeita responsabilidades pelo chumbo dos candidatos do Chega.
Desde o início da legislatura apenas os 'vices' do PS e do PSD foram eleitos. A IL tentou apenas uma vez a eleição do seu candidato.