Uma pessoa morreu hoje na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.
“Uma embarcação de pesca com seis pessoas a bordo naufragou hoje ao largo da praia da Salema. Cinco dos pescadores conseguiram nadar até à praia e estão bem. Uma outra pessoa inicialmente foi dada como desaparecida. Mais tarde foi encontrada em paragem cardiorrespiratória, tendo o óbito sido declarado”, adiantou à agência Lusa o comandante José Sousa Luís.
José Sousa Luís indicou que a embarcação de pesca virou, devendo posteriormente ser posicionada e rebocada.
De acordo com o comandante, no local estão uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, Policia Marítima, um navio da Marinha Portuguesa e os Bombeiros Voluntários de Lagos e de Vila do Bispo.
“Desconhece-se para já as causas do naufrágio”, disse ainda o porta-voz da AMN.
O alerta para o naufrágio foi dado às 03:30 e, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 07:30 estavam no local 24 operacionais, com o apoio de 11 veículos.
Através de um nota, publicada no site da Presidência, “o Presidente da República expressa as suas sentidas condolências à família do pescador falecido esta madrugada”.
“O Mar, património económico, histórico e cultural da Nação portuguesa, traz também perigos e dureza de vida aos concidadãos que nele laboram e que tanto respeito e admiração nos merecem”, diz Marcelo, acrescentando que “associa-se à dor dos que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, desejando votos de rápida recuperação aos cinco sobreviventes”.