O projeto “Escola Vai ao Bairro” tem como objetivo habilitar adultos que abandonaram a escola precocemente. Desta forma vários habitantes da ilha da Madeira conseguem concluir o 6º, o 9º e o 12º ano.
E, no próximo dia 10 de dezembro mais de dez alunos vão terminar o ensino secundário. “Orgulho” e “felicidade” são os sentimentos descritos pelos próprios para o feito que vão atingir. Sem este projeto, não teriam conseguido, garantem.
As aulas são sempre de manhã, o que permite que muitos alunos consigam conciliar os estudos com a atividade profissional.
O diretor de turma dos 15 finalistas revela com agrado que os mesmos apresentam agora uma visível evolução a vários níveis.
“Já sabem falar em público, já sabem debater sobre os assuntos e já sabem pensar sobre assuntos importantes para a nossa sociedade”, conta.
A grande maioria já tinha perdido a esperança de terminar os estudos, mas no próximo mês irão envergar o traje de finalistas e terão direito a missa, jantar e festa, tal como manda a tradição madeirense.
A Câmara do Funchal decidiu emprestar o fato e a capa a todos aqueles que não têm possibilidades económicas. O objetivo é que todos os alunos possam participar naquele que será, sem dúvida, um dos dias mais importantes para estas pessoas.