Ninguém da direção anterior do Hospital de Santa Maria se mantém na atual. Ana Paula Martins, a antiga bastonária dos farmacêuticos, é a escolhida para liderar o maior hospital de Lisboa, que vai ter como diretor clínico Rui Tato Marinho, atual diretor do serviço de gastrenterologia do hospital.
Tato Marinho é especialista em doenças do fígado. Nos últimos anos notabilizou-se no combate às hepatites, nomeadamente à hepatite C. Aliás, liderava o Programa Nacional da Direção Geral da Saúde (DGS) para as Hepatites Virais.
Ana Paula Martins é a primeira a ocupar um cargo no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por escolha direta do novo diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.
Nos últimos meses, foram muitas as queixas contra a atual administração do hospital, sobretudo dos diretores de serviço que se queixavam da falta de diálogo com o atual presidente do conselho de administração e o diretor clínico e também da inaptidão que tinham para gerir um hospital como o Santa Maria, o maior do pais.
A antiga bastonária dos farmacêuticos quer que o hospital seja reconhecido não pelas más notícias, mas pela excelência clínica que sempre teve.
Ana Paula Martins já terá escolhido todos os membros que a vão acompanhar na administração, nomeadamente o diretor clínico que será alguém com ligação à Faculdade de Medicina.
Farmacêutica e professora universitária, Ana Paula Martins foi durante seis anos bastonária dos farmacêuticos. É militante do PSD e chegou a ser vice-presidente de Rui Rio.
A SIC sabe que Ana Paula Martins falou com Luís Montenegro antes de aceitar o cargo de presidente do Hospital de Santa Maria.
[Notícia atualizada às 16:12]