País

"Licor de Aveiro" surgiu do tradicional "Licor de Alguidar"

Loading...

Bebida começou por ser produzida por mulheres do bairro da beira-mar no centro de Aveiro.

Já não é num alguidar que a colher dança para fazer o licor. Os tempos mudaram, mas pouco, já que o método de fabrico continua bastante artesanal. Assim se faz o antigo licor de alguidar, agora com o nome de Licor de Aveiro.
A tradição nasceu há décadas pelas mãos das mulheres dos pescadores, no bairro da beira-mar em Aveiro. Água, açúcar, aguardente, essência da fruta, corante e paciência. Os licores originais sabiam a tangerina ou a menta.
Veio depois uma inovação com os sabores de morango e o de mirtilo. Produzem cerca de 4 a 5 mil garrafas por ano. Mais 5 a 6 mil em formato miniatura.
A empresa, também local, tem planos para lançar outros produtos em breve. Tendo como base este licor, vão surgir um gin tónico e uma caipirinha aveirenses.