Um homem de 92 anos foi resgatado com sucesso do navio de cruzeiro "Mein Schiff 3" depois de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A operação teve início após uma chamada de alerta feita do navio às 22h48 de terça-feira.
Os responsáveis do navio com pavilhão de Malta reportaram que um passageiro de nacionalidade alemã tinha sofrido um AVC e que se encontrava estável. A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa determinou a necessidade de resgate do passageiro após a avaliação da situação.
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa e a Força Aérea Portuguesa colaboraram na operação e foi enviado um helicóptero EH-101, que viria a realizar o resgate médico do cidadão alemão.
A operação foi dada por terminada pelas 3:15 de quarta-feira, quando o helicóptero da Força Aérea aterrou no Funchal e o paciente foi encaminhado para o hospital.
Nos primeiros 11 dias deste ano, os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha já coordenaram 20 ações de busca e salvamento, das quais resultaram 30 salvamentos.