A Escola Virtual da Porto Editora faz esta quinta-feira 18 anos. Esta é uma plataforma de apoio ao estudo que disponibiliza conteúdos do pré-escolar até ao 12º ano.
O mundo cada vez mais tecnológico está também presente na forma de aprender. A Escola Virtual está há 18 anos presente no dia a dia de muitos alunos e professores.
Catarina Pinto e Mariana Silva, duas professoras estagiárias do Agrupamento de Escolas da Madalena, em Vila Nova de Gaia, explicam que esta ferramenta serve como complemento ao estudo do aluno, permitindo uma eficaz consolidação dos conteúdos lecionados na escola.
Estas aspirantes a docentes deixam algumas sugestões no dia em que a Escola Virtual assinala a maioridade, tais como a presença de formadores da plataforma nas escolas e formações para professores e alunos.
No confinamento a plataforma teve acesso gratuito
O primeiro projeto, lançado em 2005, destinava-se apena a sete disciplinas do 9º ao 12º ano.
Hoje em dia abarca desde a pré-primária até ao fim da obrigatoriedade escolar, quer no ensino regular, quer no profissional.
Mais de 500 mil alunos e professores trabalham com esta ferramenta e durante o confinamento a plataforma chegou mesmo a estar disponível de forma gratuita.