País

Obras no Castelo da Feira: intervenção começou há sete meses

Loading...

A consolidação da estrutura incluiu desmontar parte da muralha do castelo. No decorrer da intervenção, a equipa de arqueologia fez descobertas arqueológicas da época medieval.

O castelo de Santa Maria da Feira está a ser alvo de uma intervenção para consolidar e reabilitar a muralha. Durante as obras foram feitas descobertas arqueológicas de tempos pré-romanos. Esta quinta-feira decorreu a primeira visita ao castelo desde o início da obra que começou há sete meses.

Desde o início da construção, no século dez, o Castelo de Santa Maria da Feira já foi edifício de defesa, casa de condes, palco de espetáculos e de viagens medievais.

Os séculos de imponência deixaram marcas de degradação que agora foi necessário reabilitar. A primeira intervenção tem como foco a consolidação da muralha, revela Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

Muralha foi parcialmente desmontada

A consolidação da estrutura incluiu desmontar parte da muralha do Castelo, classificado como monumento nacional. No decorrer da intervenção, a equipa de arqueologia encontrou mesmo vestígios do período medieval.

A obra terá uma segunda fase de intervenção, noutros espaços do castelo, no valor de quatro milhões de euros.

Primeira fase dos trabalhos deverá terminar em novembro

As pedras retiradas da muralha vão começar agora a ser recolocadas. A intervenção, de 600 mil euros, arrancou em Agosto passado e está previsto que termine no próximo mês de novembro.

Últimas Notícias
Mais Vistos