País

Primeira escola feminista vai ser inaugurada em Portugal

Loading...

A primeira escola feminista do país vai ser inaugurada esta semana. O projeto foi criado a pensar em todos os que têm vontade de aprender mais sobre a igualdade e a discriminação.

O Largo Residências, em Lisboa, um espaço que recebe projetos artísticos e culturais, vai ser a morada da primeira escola feminista em Portugal.

O projeto, fundado por Marta Martins e Valquíria Porto, nasceu de conversas e partilhas frequentes sobre a opressão, a desigualdade ou exploração das mulheres - uma realidade refletida nos números da violência doméstica, no feminicídio, na desigualdade salarial e não só.

“Não somos valorizadas, somos caladas, temos menos oportunidades de acesso a determinados espaços, espaços de poder, por exemplo. E a partir daí fomos percebendo a importância de uma educação feminista de tomar consciência dessas práticas de opressão e de juntas encontrar formas de alterar esta situação”, disse à SIC a fundadora da “Manamiga”, Marta Martins.

As fundadoras inspiraram-se em escolas feministas que existem noutros países. Os cursos e formações vão ser dados de forma presencial e online e pretendem criar um espaço não só de aprendizagem como de partilha de conhecimento.

Quem está à frente desta escola acredita que através da educação é possível caminhar para um futuro mais igual e mais justo e que o feminismo, que tem recebido críticas nos últimos tempos, é capaz abrir caminho a uma tomada de consciência.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do