País

Número de crianças e jovens desaparecidos em Portugal sobe em 2022

Loading...

A maior parte dos desaparecimentos registados pela PJ envolve adolescentes. Em apenas quatro casos houve suspeita de crime. A PSP já está a distribuir pulseiras ao abrigo do programa "Estou Aqui".

Dados da Polícia Judiciária (PJ) avançam que, em 2022, foram registados 1.102 desaparecimentos de crianças e jovens em Portugal. Com a chegada da época balnear - e o aumento do risco das crianças se perderem - a PSP já está a distribuir as pulseiras do programa “Estou Aqui”.

O número de crianças e jovens desaparecidas representa uma subida em relação ao ano anterior: houve mais 126 casos relatados do que em 2021. No primeiro trimestre deste ano, a PJ recebeu já 330 denúncias.

Em apenas quatro casos houve suspeita de crime. A maioria dos processos envolve adolescentes dos 14 aos 17 anos e diz respeito a fugas consideradas voluntárias.

As pulseiras do programa “Estou Aqui” contêm um código alfanumérico que está associado, na base de dados da PSP, às informações de contacto dos pais e encarregados de educação da criança. Desta forma, caso o infante se perca, é possível às autoridades contactar os pais e devolver a criança à família.

“O programa ‘Estou Aqui’ desenvolvido pela PSP conta com enorme sucesso”, afirma o subcomissário Ricardo Claro. “Desde 2012, ano em que foi implementado, já contamos com a distribuição de 500 mil pulseiras e conseguimos já salvaguardar e encontrar 50 crianças.”

Na época balnear, o risco das crianças se perderem aumenta. Isto porque, em zonas exteriores – como a praia –, há maior probabilidade dos mais novos dispersarem e ficarem isoladas do adulto responsável.

“Terminada a época escolar, as crianças já não estão durante a maior parte do dia circunscritas ao espaço físico do estabelecimento de ensino”, explica o subcomissário. “São épocas e zonas em que há o maior risco das crianças se dispersarem e por algum motivo ficarem isoladas do seu responsável. Através do contacto com um adulto e de preferência com a polícia, através deste código conseguimos ajudar a criança através do contacto com o seu responsável.”

Os pais poderão fazer o registo no site do programa “Estou Aqui” e levantar, posteriormente, a pulseira numa esquadra da PSP. Este projeto abrange crianças entre os dois e os 10 anos.

Últimas Notícias
Mais Vistos
0
Mais Vistos do
0