Margarida Santos, médica de Medicina Geral e Familiar, explicou na SIC Notícias que o exame que André Ventura vai realizar, um cateterismo, "vai olhar para os vasos do coração" para perceber se existe alguma obstrução. Segundo a médica, este exame permite não só ver, como também tratar, caso haja uma artéria entupida.
Sobre o segundo episódio de mal-estar de André Ventura, Margarida Santos admite que poderá tratar-se igualmente de um espasmo esofágico, que causa dor intensa no peito. Sublinha no entanto que, perante uma dor aguda, “é importante descartar que seja um ataque cardíaco”.
Questionada sobre o internamento e o tratamento dado ao líder do Chega, a médica afirmou que “à partida um espasmo esofágico não seria para internar”, mas ressalvou que não conhece os detalhes clínicos e que é importante que se descartem outras causas relacionadas com a dor no peito.
O estilo de vida e o stress são fatores que não devem ser ignorados, alertou Margarida Santos, numa altura em que André Ventura está em campanha eleitoral.
“O stress constante, as refeições mais gordurosas, a falta de exercício, têm impacto direto nas doenças”, referiu.
André Ventura foi reencaminhado para o Hospital de Setúbal, para fazer um cateterismo, depois de ter sido assistido no Hospital de Santiago de Cacém.
O presidente do Chega voltou, esta quinta-feira, a ser retirado da campanha minutos após participar numa arruda em Odemira, no distrito de Beja, devido a uma indisposição.