País

Entrevista SIC Notícias

Cateterismo "vai olhar para os vasos do coração": médica explica procedimento a que André Ventura vai ser sujeito

A médica Margarida Santos explica que um cateterismo pode ser realizado quando há uma "uma dor no peito em que há suspeita de enfarte ou de doença cardíaca".

Loading...

Margarida Santos, médica de Medicina Geral e Familiar, explicou na SIC Notícias que o exame que André Ventura vai realizar, um cateterismo, "vai olhar para os vasos do coração" para perceber se existe alguma obstrução. Segundo a médica, este exame permite não só ver, como também tratar, caso haja uma artéria entupida.

Sobre o segundo episódio de mal-estar de André Ventura, Margarida Santos admite que poderá tratar-se igualmente de um espasmo esofágico, que causa dor intensa no peito. Sublinha no entanto que, perante uma dor aguda, “é importante descartar que seja um ataque cardíaco”.

Questionada sobre o internamento e o tratamento dado ao líder do Chega, a médica afirmou que “à partida um espasmo esofágico não seria para internar”, mas ressalvou que não conhece os detalhes clínicos e que é importante que se descartem outras causas relacionadas com a dor no peito.

O estilo de vida e o stress são fatores que não devem ser ignorados, alertou Margarida Santos, numa altura em que André Ventura está em campanha eleitoral.

“O stress constante, as refeições mais gordurosas, a falta de exercício, têm impacto direto nas doenças”, referiu.

André Ventura foi reencaminhado para o Hospital de Setúbal, para fazer um cateterismo, depois de ter sido assistido no Hospital de Santiago de Cacém.

O presidente do Chega voltou, esta quinta-feira, a ser retirado da campanha minutos após participar numa arruda em Odemira, no distrito de Beja, devido a uma indisposição.