• Independência da Catalunha está a perder apoios

    Mundo

    De acordo com a última sondagem do jornal El Mundo, a independência da Catalunha está a perder apoios. Apenas um terço (33,5%) dos catalães é a favor da independência, enquanto 58,3% diz ser contra e 8,1% dos inquiridos não sabe ou não quis responder. No estudo de opinião realizado em julho pelo Governo da Catalunha, 41,1% tinha respondido ser a favor da independência.

    Bárbara Ferreira

  • Governo de Madrid vai pedir esclarecimentos a Barcelona
    2:48

    Mundo

    A situação na Catalunha está num impasse depois do líder do Governo catalão suspender a independência e dar tempo a Madrid para negociar. O Governo catalão garante que não vai esperar muito pela resposta de Madrid. Já esta manhã, Mariano Rajoy diz que antes de tomar qualquer decisão, vai pedir esclarecimentos a Barcelona.

  • Puigdemont pode declarar independência hoje no parlamento catalão

    Mundo

    O presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, tem previsto hoje comparecer no parlamento regional catalão, numa sessão que servirá, oficialmente, para analisar os resultados e efeitos do referendo catalão, mas que poderá resultar na declaração formal e unilateral de independência.

  • Empresas ponderam abandonar a Catalunha

    Economia

    Várias empresas espanholas ponderam sair da Catalunha devido à tensão que se vive na região. Entre elas estão empresas ligadas ao imobiliário, gás natural, infratestruturas e telecomunicações.

  • Líder do PS Açores recusa falar em geringonça açoriana
    1:36

    País

    O líder do PS Açores e recandidato à presidência do Governo Regional recusa falar num cenário de "geringonça" açoriana, caso perca a maioria absoluta. A três dias das eleições para o Parlamento Regional, tanto o PS como o PSD fizeram campanha em Rabo de Peixe, uma das zonas mais pobres do arquipélago e do país.

  • Marcelo compreende ausência de Vasco Cordeiro no Conselho de Estado
    0:18

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que entende a ausência do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na reunião desta quinta-feira do Conselho de Estado. Pela terceira vez em sete meses o Conselho de Estado vai reunir-se sob a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa.