Justiça Sem Códigos

Comentários nas redes sociais podem levar a despedimento

Podcast

Se pensa que as suas redes sociais fazem parte, unicamente, da sua vida privada, desengane-se. As empresas estão cada vez mais atentas aos danos reputacionais e exigem recato aos trabalhadores. Neste episódio do podcast Justiça Sem Códigos, da jornalista Ana Peneda Moreira, falamos sobre o conflito entre o direito à liberdade de expressão e o respeito pelo bom nome da entidade patronal

Desabafos, críticas, opiniões ou imagens publicadas nas redes sociais podem ser usadas em processos disciplinares e, no limite, levar ao despedimento. E as complicações no trabalho podem ir mais longe. A empresa pode acusá-lo de danos reputacionais porque manchou o bom nome da entidade patronal. E se pensa que está livre de tudo isto porque tem uma rede privada e outra de uso profissional então este podcast é mesmo para si. Não há portas fechadas na internet e a denúncia pode chegar a qualquer momento. E já agora, sabe o que é a "cibervadiagem"? O termo é brasileiro e serve para designar o hábito de "roubar" tempo às horas de trabalho para navegar nas redes sociais. Atenção, porque pode estar a violar o dever de zelo. Um podcast da jornalista Ana Peneda Moreira, com a análise semanal do advogado Paulo de Sá e Cunha e, esta semana, também com Nuno Ferreira Morgado, especialista em Direito do Trabalho. Sonoplastia de João Martins, produção de Cristiana Cardoso e coordenação de Joana Beleza.

'Justiça sem Códigos' é um podcast semanal da SIC Notícias. Todas as quartas-feiras a jornalista Ana Peneda Moreira conta com a análise do advogado Paulo Sá e Cunha para uma conversa sobre Justiça, de forma clara e sem tabus. Partindo de casos concretos, são discutidos temas mediáticos e tantos outros ponderados, por todos, na vida quotidiana.

Pode ouvir este podcast no Expresso ou na SIC Notícias. Se usa uma app de podcasts pode subscrevê-lo lá e ativar as notificações para ser avisado sempre que for lançado um novo episódio.

Últimas Notícias
Mais Vistos