O psicólogo clínico e forense Mauro Paulino não tem dúvidas em apontar as falhas de um acompanhamento infantil que resulta em maus-tratos.

Aquilo que acontece na infância, não fica na infância. Por isso, "quanto mais precocemente se intervir, menores são os custos no futuro".

No "Ao Vivo na Redação" da SIC e do Expresso, falamos do mês internacional da prevenção dos maus-tratos na infância. Avaliamos os mecanismos e instrumentos ao dispor da sociedade portuguesa para lidar com estes casos. Sublinhamos as diferenças entre os resultados da institucionalização e, por outro lado, o recurso (ainda escasso em Portugal) às famílias de acolhimento.

Não perdemos também de vista um exemplo da atualidade que conhece acórdão esta quarta-feira: o caso de Valentina, a criança de 9 anos vítima mortal na sequência de graves agressões.

Mauro Paulino é o convidado residente deste "Ao Vivo" que tem, a partir de agora, versão quinzenal. A jornalista da editoria de Sociedade do Expresso, Christiana Martins, junta-se a ele na análise de um tema para o qual ainda escasseiam respostas. A moderação é de Paula Santos.

  • 2:55