Boa Cama Boa Mesa

"Os segredos da Lagoa Encantada"

Boa Cama Boa Mesa, sábado

Loading...

Quem nunca mergulhou nas suas águas nem percorreu as suas margens, entre os concelhos de Aveiro, Oliveira do Bairro e Águeda, chama-lhe simplesmente Pateira, Pateira de Fermentelos, devido à abundância de patos que, desde sempre, ali encontram abrigo e alimento.

Quem nunca desvendou os segredos do local – as aves alimentadas a lagostim americano, a toca da raposa, os ninhos das garças vermelhas escondidos entre nenúfares, o cuco de bico aberto no ninho do rouxinol -, quem por ali passar uns tempos, depressa descobrirá por que chamam à Pateira de Fermentelos a “Lagoa Encantada”.

Na visita que Martim Cabral fez à região, para fazer mais um episódio do “Boa Cama Boa Mesa na SIC” (Jornal da Noite de sábado), teve a sorte de se cruzar com a pessoa que melhor conhece a Lagoa: Armindo Ferreira - ex-treinador de guarda-redes de futebol, estofador na sua empresa de móveis, e “autodidata na área da fotografia” e com muitas imagens publicadas em livros e em revistas como a National Geographic.

Armindo nasceu à beira da Lagoa. E desde pequeno que aprendeu a escutar as aves, a percorrer veredas e trilhos, a fazer esconderijos para melhor perceber os hábitos dos animais de dia e de noite.

Já depois dos 50 anos, comprou a primeira máquina fotográfica. Nunca é tarde. É através da sua lente apurada e de alguns passeios nas bateiras, que, agora, em vez de moliço, levam curiosos, que os segredos da Lagoa Encantada se vão revelando.