Cartaz

Quando Jonathan Demme filmou os Talking Heads

Quando Jonathan Demme filmou os Talking Heads

João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Foi em finais de 1983 que Jonathan Demme filmou os Talking Heads em palco: o clássico "Stop Making Sense" está de volta aos ecrãs. Nas estreias, há uma nova aventura com Tom Cruise e um drama proveniente de Espanha. João Lopes destaca também o lançamento em DVD de "Vedações", de e com Denzel Washington.

É mais um clássico das relações entre cinema e pop/rock que regressa às salas escuras: "Stop Making Sense" (1984) mostra-nos a banda de David Byrne, Talking Heads, numa inesquecível performance de palco. Alguns anos mais tarde, o realizador, Jonathan Demme, assinaria "O Silêncio dos Inocentes".

Tom Cruise está de volta a protagonizar o retrato de um piloto da TWA que, nos anos 80, se envolveu com a CIA: "Barry Seal: Traficante Americano" é a evocação de uma história verídica da época de Ronald Reagan, com Doug Liman a assinar a realização.

"A Mãe", de Alberto Morais, surge como mais um excelente exemplo de uma produção espanhola que, infelizmente, conhecemos mal (neste caso, também com a participação do produtor português Paulo Branco): um retrato íntimo da odisseia de um adolescente que luta pela sobrevivência num meio social agreste.

"Vedações" já chegou ao DVD. Este é o filme de e com Denzel Washington que valeu um Oscar a Viola Davis: uma evocação subtil das vivências de uma família afro-americana na década de 1950, tendo como base a peça homónima de August Wilson.

* Banda sonora: "Young Adam" (2003), de David MacKenzie
> "The Great Western Road", David Byrne