Cartaz

Palma de Ouro de Cannes já está nos cinemas

Cartaz Cinema

Palma de Ouro de Cannes já está nos cinemas

João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

“Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões” venceu o Festival de Cannes do passado mês de Maio e chega esta semana às salas portuguesas. João Lopes destaca também a estreia de “Suspiria”, de Luca Guadagnino, em paralelo com a edição em DVD do filme original, de Dario Argento.

O japonês Hirokazu Koreeda continua a ser um brilhante analista das relações familiares no seu país, ao mesmo tempo mantendo um grande apelo universal — “Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões”, vencedor do último Festival de Cannes, é mais um caso exemplar do seu trabalho.

“Uma Guerra Pessoal”, de Matthew Heinemann, evoca Marie Colvin (1956-2012), uma figura lendária do jornalismo de guerra — com uma grande interpretação de Rosamund Pike.

Os estúdios Illumination continuam na linha da frente da animação. A sua nova produção, “Grinch”, adapta o livro clássico de Dr. Seuss, com Benedict Cumberbatch a dar voz à figura central.

Foi em 1977 que o italiano Dario Argento realizou o seu “Suspiria”, rapidamente transformado em referência de culto do género de terror. Agora, outro italiano, Luca Guadagnino (“Chama-me pelo Teu Nome”) assina um remake de profunda originalidade, contando em tons feéricos a história assombrada da jovem americana que vai estudar para uma escola de dança alemã... O papel central está entregue a Dakota Johnson.

A versão original de “Suspiria” é, precisamente, um destaque no mercado do DVD — restaurado em 2017, para assinalar o seu 40º aniversário, tem edição portuguesa com chancela da Festa do Cinema Italiano.

* Banda sonora: “Suspiria” (2018), de Luca Guadagnino - “Suspirium”, Thom Yorke