IMG_0397.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:45 e 1:25

Cartaz

Robert Redford (não) está à beira da reforma

Robert Redford (não) está à beira da reforma

João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

O veterano Robert Redford está de volta em “O Cavalheiro com Arma”, anunciado como o seu derradeiro filme como actor... Ou talvez não. João Lopes destaca também a estreia de “A Educadora de Infância” e “A Casa de Jack”, numa semana em que escutamos música de Ennio Morricone.

“O Cavalheiro com Arma”, de David Lowery, conta a história de um velho senhor que gosta de... assaltar bancos. É uma crónica moral, irónica e divertida, que o actor principal, Robert Redford, anunciou como o final da sua carreira. Entretanto, já nos veio serenar, dizendo que foi um anúncio precipitado....

Com Maggie Gyllenhaal numa magnífica composição, “A Educadora de Infância” narra a história de uma professora fascinada por uma criança-prodígio, capaz de compor poemas — um filme tão discreto quanto complexo sobre os problemas da educação.

Lars von Trier continua fiel a si mesmo, propondo agora uma parábola perturbante sobre as fronteiras entre o Bem e o Mal: “A Casa de Jack” é o retrato íntimo de um “serial killer”, interpretado por Matt Dillon. Uma Thurman e Bruno Ganz também estão no elenco.

Um acontecimento raro: “A Árvore da Discórdia é um filme proveniente da Islândia, narrando as atribulações de vizinhos que discutem por causa... da sombra de uma árvore — uma realização segura e contundente de Hafstein Gunnar Sigurdsson.

No DVD, uma das novidades do momento é “O Capitão” (2017), de Robert Schwentke, filme de guerra centrado num soldado alemão que se faz passar por capitão nos derradeiros dias da Segunda Guerra Mundial — uma crónica sobre os mecanismos perversos do poder.

* Banda sonora: “Os Intocáveis” (1987), de Brian De Palma - “The Untouchables”, Ennio Morricon

  • Norte ou Sul? Roteiro em Peso da Régua e em Cuba
    9:34