Futuro Hoje

Futuro Hoje: Alice, o robô que não é do futuro mas de agora

02.02.2022 22:02

Business woman using smart phone

Os assistentes de que estamos habituados a ouvir falar da Google ou da Apple são genéricos, a Alice é um assistente especializado.

Com uma aplicação bancária é fácil fazer uma transferência de dinheiro no meio da rua, mas não usando a nossa voz, como se estivéssemos a falar a um balcão. Desta vez, não são os americanos são portugueses que podem fazer diferente.

No programa da SIC, Futuro Hoje, apresentamos-lhe a Alice, um robô com voz mas sem corpo criado por pessoas da Universidade do Minho, que trabalham em Braga.

Com os assistentes da Google, Amazon, ou Apple podemos dar comandos a luzes e televisões em casa, pedir para ouvir música, saber se chove ou as últimas notícias, mas não em português de Portugal. A Agentifai programa a sua Alice para cada contexto específico, para já banca e saúde.

A Alice é um percursor de um futuro próximo em que vamos falar e usar os gestos, com os computadores e as máquinas. Há outras experiências em curso, mas para já estão a funcionar com clientes bancários e com um hospital privado.

Últimas Notícias