Leste/Oeste

A OMS tem razão ao sugerir que o Euro está a provocar contágios de covid-19 em massa?

Opinião

A análise da atualidade internacional pelo comentador da SIC Nuno Rogeiro.

Várias informações preocupantes sobre a nova vaga da praga: a OMS tem razão, ao sugerir que o Euro de Futebol está a provocar contágios em massa? O que valem os testes rápidos? E, em Portugal, pode haver limitações aos direitos, liberdades e garantias, sem estado de emergência?

Uma nova investigação da imprensa internacional acusa o Luxemburgo de voltar a ser um paraíso fiscal na União Europeia. Nos EUA, é detido para acusação o director financeiro da Organização empresarial Trump. Em Portugal, a PJ lança uma vasta operação para descobrir se havia uma teia de evasão e fraude na obtenção de empréstimos da Caixa Geral de Depósitos. Um ponto comum: a suspeita de crimes de colarinho branco.

Os 83 estados da coligação mundial de combate ao Daesh, o dito Estado Dito Islâmico, reuniram-se em Roma, alertaram para o renascimento do movimento em África, e propuseram novos programas e soluções, muitas delas económicas, sociais e políticas. Congo e Moçambique apareceram, pela primeira vez, um como novo membro, o outro como observador. E foi nestes dois países que o mesmo Daesh continuou a semear desastre e morte.

Uma investigação "Leste Oeste" acabou por descobrir o mecanismo empresarial que baseia o exército global do Kremlin, sobretudo em África e Médio Oriente (Líbia, RCA, Sudão e Síria), baseado nas revelações de um antigo militar desta entidade, às vezes designada como "Grupo Wagner".

► A PÁGINA DO LESTE/OESTE