Negócios da Semana

Negócios da Semana: preços do petróleo e do gás a subir

Negócios da Semana: preços do petróleo e do gás a subir

Veja aqui o Negócios da Semana na íntegra.

António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO); Clemente Pedro Nunes, professor do Instituto Superior Técnico, especialista em questões de energia; Nuno Ribeiro da Silva, professor catedrático convidado do ISEG, foi secretário de Estado da Energia e é gestor de empresas do setor; e Joaquim Ventura Leite, economista e autor de vários livros sobre economia e finanças, foram os convidados de José Gomes Ferreira.

O Secretário geral da ONU, António Guterres, disse, esta quarta-feira, que a guerra provocada pela Rússia além de destruir a Ucrânia, está a alimentar uma crise global tridimensional, de alimentos, mas também na energia e no setor financeiro que atinge os povos e os países mais vulneráveis.

No caso da crise alimentar está à vista uma catástrofe no Norte de África e no Médio Oriente que dependem muito dos cereais da Ucrânia e da Rússia.

Por seu lado, a presidente do Banco Central Europeu afirmou que estamos a assistir a uma “fossil-flation”, por causa do rápido aumento dos preços do petróleo e do gás que estão a acelerar a inflação. Christine Lagarde reconhece que a descarbonização tem custos no curto e médio prazo, mas não é a responsável pela subida atual dos preços e reafirma que a longo prazo as energias alternativas vão contribuir decisivamente para baixar os preços da energia.

Estas afirmações seguem-se a uma decisão histórica da União Europeia de acabar com as importações de petróleo da Rússia até ao fim deste ano. As excepções são a República Checa, a Eslováquia e a Hungria, países que não têm portos de mar.

Após o anúncio do acordo pela Comissão Europeia, os preços do petróleo e do gás voltaram a disparar nos mercados internacionais.

A PÁGINA DO NEGÓCIOS DA SEMANA

Últimas Notícias
Mais Vistos