Os Novos Escravos

Tráfico de Pessoas - Os Novos Escravos

Documentário

Tráfico de Pessoas - Os Novos Escravos

Um trabalho de investigação que revela uma realidade difícil de imaginar. O Tráfico de Pessoas é uma grave violação dos Direitos Humanos. Um crime que movimenta milhões e ao qual nenhum país está imune. As pessoas são mercadoria, compradas e vendidas.

Uma promessa de trabalho trouxe Flávia para Portugal. Veio do Brasil, com um filho pequeno e confiança na oferta de uma amiga. Mas a realidade era outra. Em Lisboa, foi obrigada a prostituir-se, dia e noite, clientes sem fim. Maria é portuguesa, mas nem a capital conhece. Esteve nove anos trancada, forçada a trabalhar no campo, entre Portugal e Espanha, sem receber nada além de maus-tratos. Christina foi vendida pela mãe quando tinha 11 anos. A infância gasta nas ruas da Roménia. Aos 13 anos, o explorador vendeu-a para Itália. No Brasil, em Goiânia, uma operação policial varre o bairro dos motéis, conhecido local de angariação de vítimas.

O Tráfico de Seres Humanos é o último abismo do crime organizado. Os números apontam para 27 milhões de vítimas no mundo. O comércio de pessoas rende cerca de 23 mil milhões de euros - a seguir às drogas e às armas, é o maior negócio ilícito. Filmado em Portugal, no Brasil e na Roménia, este documentário mergulha na problemática do tráfico de pessoas. Um crime global, ao qual Portugal não escapa ileso.

“Os Novos Escravos” é um trabalho realizado pela SIC, com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Jornalista: Ana Sofia Fonseca

Repórter de imagem: Paulo Cepa

Edição de Imagem: Luís Gonçalves

Produção: Sónia Ricardo

Grafismo: Paulo Alves

  • Drone norte-americano abatido no Irão
    1:22
  • Brincar ao ar livre como remédio natural
    0:21