Perdidos e Achados

Recupera e actualiza histórias, pessoas e locais que foram notícia e de que nunca mais ouvimos falar.
  • "Quem acabou com a PIDE foi o povo"
    1:21

    Perdidos e Achados

    O historiador Fernando Rosas era "militante a tempo inteiro" do MRPP , como gosta de dizer, quando chega dia 25 de Abril de 1974. Critica a forma como os antigos agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a PIDE, são julgados. Diz que o "tribunal militar decorreu de forma infame".Preso antes e depois da Revolução, Fernando Rosas diz que a fuga dos antigos agentes da PIDE da cadeia de Vale de Judeus, no dia 29 de junho de 1975, nunca foi devidamente investigada.
  • "Havia um incómodo em lidar com o problema dos PIDES"
    1:57

    Perdidos e Achados

    O historiador Fernando Rosas era "militante a tempo inteiro" do MRPP , como gosta de dizer, quando chega dia 25 de Abril de 1974. Critica a forma como os antigos agentes da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a PIDE, são julgados. Diz que o "tribunal militar decorreu de forma infame". Preso antes e depois da Revolução, Fernando Rosas diz que a fuga dos antigos agentes da PIDE da cadeia de Vale de Judeus, no dia 29 de junho de 1975, nunca foi devidamente investigada.
  • A PIDE depois da Revolução e a lei 8/75
    3:42

    Perdidos e Achados

    O que fazer com os agentes da PIDE/DGS após a Revolução de Abril? Sousa e Castro, antigo coordenador da Comissão de Extinção da PIDE, durante os sete anos a seguir à fuga da prisão de Alcoentre, conta, em entrevista à SIC, a dificuldade sentida pelo poder político em relação ao tratameto a dar aos agentes da antiga Polícia do Estado.
  • A tortura, os informadores e a missão da PIDE no Ultramar
    1:55

    Perdidos e Achados

    Em entrevista à SIC, Sousa e Castro recorda a missão "adicional" da Polícia Internacional e de Defesa do Estado português no Ultramar. Revela também a dificuldade que teve, enquanto coordenador da Comissão de Extinção da PIDE, em identificar os milhares de informadores do Estado Novo. Sousa e Castro lembra ainda que os presos políticos eram tratados de forma diferente entre si.
  • A Comissão de Extinção da PIDE com Sousa e Castro
    2:23

    Perdidos e Achados

    Em entrevista à SIC, Sousa e Castro revela que quando chegou à Comissão de Extinção da PIDE cada partido tinha um comissário político em sua representação. Alterar essa realidade foi uma das mudanças que protagonizou, durante os sete anos que esteve à frente da comissão.
  • "Não podíamos usar os mesmo métodos da PIDE"
    2:32

    Perdidos e Achados

    Sousa e Castro, antigo coordenador da Comissão de Extinção da PIDE, recebeu inúmeras cartas a denunciar os abusos dentro da prisão contra antigos agentes da Polícia do Estado e conta, neste excerto da entrevista à SIC, qual foi a solução encontrada.
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.