Grande Reportagem SIC

Vizinhos

Vizinhos

Cândida Pinto

Cândida Pinto

Editora de Internacional SIC

Rodrigo Lobo

Repórter de Imagem

Há 30 anos, Álvaro Siza projetou bairros sociais em quatro cidades da Europa: no Porto, em Haia, em Berlim e em Veneza. O arquiteto português voltou aos quatro bairros, conheceu as pessoas que ali vivem atualmente, ouviu elogios e lamentos. A Grande Reportagem "Vizinhos" acompanha essa viagem que é também uma visita aos contrastes do norte e sul da Europa.

  • Linhas sóbrias entre os palácios e as igrejas de Veneza
    37:31

    Vizinhos

    Álvaro Siza deslumbra-se sempre com Veneza. Nos anos 80, foi o escolhido para traçar um plano de habitação social para a ilha da Giudecca, frente ao centro histórico de Veneza. Um projeto de linhas sóbrias entre os palácios e as igrejas de Veneza, junto a edifícios de dois grandes arquitetos italianos: Carlo Aymonino e Aldo Rossi. Na visita que fez aos moradores do edifício construído em Campo di Marte, Álvaro Siza deu explicações sobre as suas opções arquitetónicas, ouviu elogios e inquietações.

  • Siza Vieira projetou plano para reconversão de uma parte de Veneza nos anos 80
    1:27

    Vizinhos

    Álvaro Siza Vieira é o autor de um plano para a reconversão de uma parte de Veneza encomendado nos anos 80. O arquiteto visitou um dos edifícios construídos no âmbito de uma viagem por quatro cidades da Europa onde projetou habitação social. O Prémio Pritzker português é o homenageado no Pavilhão de Portugal, na Bienal de Arquitetura de Veneza.