Grande Reportagem SIC

Lisboa - Cidade sem Fim

Nunca, como hoje, se remexeu tanto no subsolo de Lisboa. A pressão turística e novas leis do arrendamento provocaram, nos últimos anos, uma verdadeira revolução imobiliária. A obrigatoriedade de realizar acompanhamento arqueológico nas obras do centro da cidade tem gerado uma Era de Ouro na arqueologia da capital, que tem passado despercebida à maioria das pessoas. Só no concelho de Lisboa, são feitas cerca de 500 intervenções arqueológicas por ano, um terço do total de todo o País. Os achados confirmaram as suspeitas dos historiadores de que a cidade de Lisboa é mais antiga do que se pensava.

Em Alfama, por exemplo, encontrou-se a prova do uso de escrita mais antiga do ocidente europeu, trazida pelos povos orientais do Mediterrâneo que inventaram o alfabeto. Sabe-se agora que a importância estratégica do estuário do rio Tejo era essencial para as civilizações da Antiguidade que queriam dominar as rotas atlânticas, e por isso se fixaram na atual capital portuguesa, na altura o extremo ocidental do mundo conhecido.

Mesmo quando integrados nas novas construções turísticas da cidade, alguns achados importantes carecem da atenção e estudo devidos a peças de museu, e são pouco ou nada conhecidos da população local.

No espaço cada vez mais disputado e exíguo do centro histórico, a maioria destes sítios arqueológicos são destruídos para dar lugar a caves ou garagens.

Os espólios acabam, muitas vezes, por ficar amontoados nas empresas de arqueologia da capital ou depósito arqueológico de Lisboa, a rebentar pelas costuras e sem espaço ou meios humanos para os estudar.

Esta é a história desconhecida de Lisboa - Cidade Sem Fim. Uma Grande Reportagem para ver, dia 12 de Setembro, no Jornal da Noite da SIC

JORNALISTA: Miguel Franco de Andrade

IMAGEM: Euclides Semedo (com Roger Nicolau e Edgar Ascensão)

EDIÇÃO DE IMAGEM: Ricardo Tenreiro

GRAFISMO: Patrícia Reis

COLORISTA: José Dias

PÓS PRODUÇÃO ÁUDIO: Octaviano Rodrigues

DRONE: 4K FLY e David Pissaro / B.creative media

PRODUÇÃO: Diana Matias

COORDENAÇÃO: Amélia Moura Ramos

DIREÇÃO: Ricardo Costa

  • Leonel Pontes prefere Sporting a vencer, mesmo sem convencer
    2:18