Grande Reportagem SIC

Predadores

Hoje no Jornal da Noite

Em 2019, a detenção de três presumíveis violadores, deixou a Polícia Judiciária em estado de alerta. Reunidas as provas, consultados os registos, os agentes da Judiciária verificaram que os três indivíduos se encontravam em liberdade condicional, depois de terem cumprido pesadas penas de prisão pelo crime de violação.

Num dos casos, que culminou com a morte de uma freira em S. João da Madeira, o alegado violador conta já com três crimes de violação no cadastro. Noutro caso, os agentes da Judiciária concluíram que o homem capturado em 2019 foi, presumivelmente, o mesmo que violou uma jovem de 21 anos durante uma saída precária em 2016.

O facto de, aparentemente, se tratar de casos de reincidência, adensa as dúvidas quanto à eficácia do Programa de Reabilitação de Agressores Sexuais, criado em 2009, e que muitos consideram que devia ser obrigatório. Pelo meio, há já quem fale na possibilidade de introduzir a castração química no código penal, á semelhança do que acontece nalguns países europeus e estados norte-americanos.

O último relatório anual de segurança interna dá-nos conta da ocorrência de 421 violações em 2018. A violação está entre a criminalidade considerada violenta e grave.

Predadores é uma Grande Reportagem SIC para ver, esta quinta-feira, no Jornal da Noite.