Grande Reportagem SIC

#O Conteúdo Somos Nós

Grande Reportagem SIC

Nos últimos anos, assistimos a um aumento exponencial de influenciadores digitais profissionais. Fazem carreira com a exposição de atos banais do dia à dia, desde ir às compras, conduzir um automóvel, fazer uma receita ou mostrar as mais recentes férias em família. Quando têm filhos, as crianças aparecem, com frequência, nas redes sociais dos pais, identificadas com ligação direta para as marcas de roupa, calçado, brinquedos e alimentação infantil. A Grande Reportagem entrevistou quatro mães e um pai influenciadores que incluem os seus filhos na carreira digital.

Ouvimos Ana Garcia Martins, mais conhecida por A Pipoca Mais Doce, pioneira das bloguers portuguesas.

Fernanda Velez, autora de O Blog da Carlota, nome da filha mais velha que, com oito anos, está também a começar a dar os primeiros passos como influenciadora.

Mariana Seara Cardoso, autora do blogue Aos Pares, mãe de cinco filhos, os mais velhos dois pares de gémeos e um recém-nascido.

Bárbara Corby, youtuber e vloguer, representante da última geração de mães digitais.

E um pai, Rui Marques, autor do blogue A Pitada do Pai, um dos poucos homens nesta área de influência.

Vários especialistas, de pediatras, pedopsiquiatras a investigadores e académicos, deram opinião sobre o que deve prevalecer: se o direito dos pais a dispor da imagem dos filhos, se o direito das crianças à individualidade e privacidade?

Jornalista: Carolina Branquinho Reis,

Repórter de Imagem: José Eduardo Zuzarte

Edição de Imagem: Tiago Martins

Grafismo: Luís Bispo

Colorista: Rui Branquinho

Pós-produção áudio: Octaviano Rodrigues

Produção: Diana Matias

Coordenação: Amélia Moura Ramos

Direção: Ricardo Costa

  • 17:19