No segundo episódio da Grande Ilusão seguimos o rasto daqueles que gravitam à volta de André Ventura.
Ouvimos gravações clandestinas, falámos com dezenas de pessoas, confrontámos André Ventura e dirigentes de topo com o fruto da nossa investigação.
Ao mesmo tempo que a retórica de André Ventura vai cativando hordas de desencantados, o crescimento descontrolado do Chega! trouxe para o partido uma camada de interesses obscuros, sem ideologia política, que viram no potencial de atração de Ventura uma forma fácil de se instalarem no poder. O discurso de Ventura, apontando o dedo a minorias desamparadas e socialmente irrelevantes, atraindo extremos radicais e saudosistas do antigo regime foi o mote que abriu as portas do Chega! a uns e a outros – aos simplesmente desencantados, aos radicais sem chão político e aos oportunistas e manipuladores.
O partido que se afirma antissistema chegou ao parlamento nas eleições legislativas de 2019. O deputado único foi eleito com 60 mil votos. O palco parlamentar deu a André Ventura a visibilidade que o líder do Chega! precisava para agregar descontentes. A subida do partido, refletida em todas as sondagens, transformou o Chega! num fenómeno político e social que despertou o interesse dos partidos congéneres europeus, como o francês Rassemblement National, de Marine Le Pen, e a Lega, de Matteo Salvini.
A Grande Ilusão é um projeto apoiado pela Bolsa de Jornalismo de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Em março serão emitidos o terceiro e o quarto episódios, onde faremos uma aproximação às realidades políticas vizinhas do Chega!. Estaremos em França, Itália e Espanha, para trabalharmos o Rassemblement National, a Lega e o VOX.
A Grande Ilusão resulta de uma parceira estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e tem, igualmente, uma expressão online no site da SIC Notícias – Projeto "Extremos".
A peça em causa foi objeto de direito de resposta
Ficha Técnica
Reportagem – Pedro Coelho e José Silva (imagem)
Edição de Imagem – Andrés Gutierrez
Grafismo – Marta Coelho
Produção – Diana Matias com Maria Rodrigues e Rita Murtinho (bolseiras)
Coordenação - Amélia Moura Ramos
Direção – Ricardo Costa e Marta B. dos Reis
Veja também:
- A Grande Ilusão: o ódio saiu do armário
- A Grande Ilusão: o esqueleto saiu do armário
- A Grande Ilusão: o Padrinho, a Madrinha e o Vizinho Espanhol
- A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios (Parte II)