Grande Reportagem SIC

Alentejo, azeite e água (Parte II)

episódio completo

Carlos Rico

Carlos Rico

Jornalista

Carlos Morais

Carlos Morais

Repórter de Imagem

António Soares

António Soares

Edição de Imagem

Ana Luísa Barroso

Ana Luísa Barroso

Produtora Editorial

Diana Matias

Diana Matias

Produtora Editorial

Octaviano Rodrigues

Octaviano Rodrigues

Pós-produção áudio

Longe vão os tempos em que o dourado das searas dominava a planície alentejana. Em pouco mais de uma década, o verde dos olivais tomou conta da paisagem, dando origem a um setor de atividade moderno, pujante e altamente rentável.

Na última campanha agrícola o azeite português gerou receitas da ordem dos 600 milhões de euros e guindou o nosso país ao oitavo lugar da lista dos maiores produtores do mundo.

São resultados obtidos graças, em grande parte, ao perímetro de rega de Alqueva, cuja entrada em funcionamento atraiu inúmeros investidores estrangeiros, sobretudo de Espanha, país que lidera o mercado mundial de azeite.

Os ambientalistas receiam que suceda no Alentejo o mesmo que na Andaluzia e na Extremadura espanhola, onde a cultura intensiva de olival, iniciada nos anos 80 do século passado, gerou graves problemas de erosão dos solos e de contaminação das águas dos rios.

Os representantes do setor garantem que os erros cometidos no passado não se vão repetir porque as modernas práticas agrícolas são muito mais escrutinadas mas, como veremos na Grande Reportagem "Alentejo, Azeite e Água", os efeitos desta intensificação da paisagem já se começam a fazer sentir.

Ficha técnica:

Jornalista: Carlos Rico

Imagem: Carlos Morais

Drone: 4KFly

Edição de Imagem: António Soares

Grafismo: Patrícia Reis

Produção: Ana Luísa Barroso; Diana Matias

Colorista: Rui Branquinho

Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues

Veja também:

A PÁGINA DA GRANDE REPORTAGEM SIC