O nível da água do mar tem subido de forma preocupante ao longo das últimas décadas e Portugal enfrenta sérios problema para travar a erosão costeira. “Com o mar não se brinca”, Grande Reportagem para ver esta quinta-feira na SIC, revela qual é a dimensão desta ameaça e de que forma pode afetar a costa portuguesa.
Pedro Miguel Costa, jornalista e um dos autores desta Grande Reportagem, esteve em direto na SIC Notícias e revelou que o mar “roubou” ao litoral português a área equivalente a 1.300 campos de futebol, nos últimos 60 anos.
A tendência é que assim continue, o que causará, se nada em contrário for feito, problemas e desafios para a população portuguesa que vive junto ao mar ou “próxima de um estuário ou de um rio”, disse o jornalista.
“Nesta altura, a subida do nível da água do mar conta apenas em 10% para a erosão costeira, quando os nossos filhos forem avós é provável que conte em 90%”, estimou Pedro Miguel Costa.
“Estamos a pagar o preço do passado”
“Estamos a pagar o preço do passado”, prosseguiu o jornalista que referiu que as muitas barragens e pontões localizados ao longo do país representam agora desafios no que à retenção de areias diz respeito.
Pedro Miguel Costa disse ainda que é necessário promover medidas preventivas, a médio e longo prazo, para travar os avanços do mar, o que ainda não acontece, acrescentou.