Saúde e Bem-estar

  • Impacto da Doença Crónica em debate
    6:26

    Saúde e Bem-estar

    O Expresso, em parceria com a Universidade Nova e a Novartis, apresenta hoje um estudo sobre o impacto da doença crónica, mais concretamente da Espondilite Anquilosante, na saúde e no meio laboral dos portugueses. Para falar das conclusões deste estudo, José Canas da Silva, reumatologista, esteve na Edição da Manhã.

  • "Porque é que o Cancro nos escapa?"
    5:18

    Saúde e Bem-estar

    Um cientista, um médico e um doente juntos em torno de uma pergunta, é este o mote para o novo ciclo de conversas Horizontes do Instituto de Medicina Molecular. A ideia é fazer quatro sessões com base em descobertas ocorridas no Instituto e com grande impacto no futuro da saúde humana. A primeira pergunta é: "Porque é que o Cancro nos escapa?" e Bruno Silva Santos, Vice-presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e especialista em imunoterapia do cancro, vai tentar dar a resposta.

  • Cerca de 40.000 portadores de Asperger em Portugal
    5:15

    País

    Assinala-se hoje o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação do desenvolvimento que afeta as capacidades de comunicação e relacionamento. Estima-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores desta síndrome, sendo mais comum nos rapazes do que nas raparigas. Sandra Afonso, responsável pelo Núcleo de Neurodesenvolvimento Infantil do Hospital CUF Descobertas, esteve na Edição da Manhã.

  • Porto recebe 5º Seminário de Oncologia Pediátrica
    4:27

    Saúde e Bem-estar

    Decorre, amanhã, no Porto o 5º Seminário de Oncologia Pediátrica da Fundação Rui Osório de Castro. O evento reúne familiares, profissionais de saúde e voluntários e alimentação, escola incisiva, investigação em oncologia pediátrica e o papel do cuidador são os temas em destaque. Cristina Potier, diretora geral Fundação Rui Osório de Castro, esteve na Edição da Manhã.

  • Dia do Doente Coronário
    4:37

    País

    A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular lança hoje uma campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, a propósito do Dia do Doente Coronário. A iniciativa "Cada Segundo Conta" pretende contriubuir para a redução do número de mortes por enfarte. Miguel Santos, cardiologista, esteve na Edição da Manhã para nos alertar para os sintomas que devemos reconhecer.

  • Protocolo da SPDV para doentes albinos em Moçambique
    4:52

    Saúde e Bem-estar

    A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) estabeleceu um protocolo de cooperação com a Kanimambo - Associação de Apoio ao Albinismo, para apoio a doentes albinos em Moçambique. No âmbito desta colaboração, uma equipa de 2 dermatologistas portugueses esteve recentemente neste país a promover o tratamento da doença e cirurgias a cancro de pele avançado, no hospital Central de Maputo e no hospital Central de Nampula. Miguel Peres Correia, presidente da SPDV, esteve na Edição da Manhã.

  • Lisboa recebe hoje encontro sobre Coaching
    5:38

    País

    Numa altura em que o Coaching se popularizou e já faz parte do nosso léxico, Lisboa recebe, esta manhã, um encontro sobre o tema. Porque por vezes podem surgir dúvidas sobre o que é, para que serve e quem o pode dar, a Federação Internacional de Coaching promove uma aprseentação sobre o que não é coaching. Aida Chamiça, diretora da International Coach Federation (ICF) em Portugal, esteve na Edição da Manhã.