Saúde e Bem-estar

Os riscos de dormir menos de seis horas

Cientistas da American College of Cardiology chegaram à conclusão num estudo publicado na segunda-feira.

Dormir pouco faz mal. Está associado a depressões, diabetes, obesidade, falta de produtividade, e muitos outros efeitos nocivos para a saúde. Agora, a American College of Cardiology descobriu que dormir menos do que seis horas por noite também aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

O estudo concluiu que noites mal dormidas resultam numa maior probabilidade de desenvolver aterosclerose, a acumulação de placa nas artérias. A doença está na base das mais comuns do aparelho circulatório, como hipertensão ou aneurisma.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas analisaram o sono de cerca de quatro mil pessoas em Espanha com uma média de idades de 46 anos. Foram divididos em quatro grupos: um que dormia menos de seis horas, outro que dormia entre seis e sete horas, outro que dormia entre sete e oito horas e o último, dos que dormiam mais de oito horas.

Durante uma semana, foi registada a duração e qualidade do sono, pela quantidade de vezes que acordavam e se mexiam durante a noite. Para além do dispositivo que controlava estes fatores, os participantes foram ainda submetidos a ecografias 3D para verificar o estado das artérias.

Os resultados

Com os resultados obtidos, os investigadores descobriram que quem dorme menos de seis horas tem 27% mais probabilidade de sofrer de aterosclerose por todo o corpo. Da mesma forma, quem dorme mal, acorda mais vezes ou movimenta-se mais, tem 34% mais probabilidade de desenvolver a doença.

“É importante perceber que se o sono for curto, mas de qualidade, os efeitos prejudiciais podem ser superados”, explicou um dos responsáveis pela investigação. Por outro lado, se o sono for em excesso, também pode ter consequências nefastas para o sistema circulatório.

A American College of Cardiology considera que o sono é tão importante como “a dieta e o exercício”, e deverá, à semelhança, ser considerado um pilar fundamental para um estilo de vida saudável.