Saúde e Bem-estar

Atenção a estes protetores solares para crianças à venda em Portugal

Jim Urquhart

Alerta chega de Espanha para dois produtos à venda em Portugal com SPF 50 na embalagem, mas que deviam ter apenas 30 ou até 15.

O Isdin infantil con protección 50 e o Babaria Infantil Spray Protector SPF 50+ tiveram as piores classificações no estudo feito pela Associação de Defesa do Consumidor de Espanha que analisou 17 cremes solares para crianças com fator de proteção muito alto (SPF 50+).

Estes estão os dois no fundo da tabela, com os piores resultados.

Ambos prometem índices de proteção solar 50 ou mais, mas, na realidade, só têm fator 30 ou até 15, no caso da Isdin.

Por isso, a Organización de Consumidores y Usuarios de Espanha considera que os dois produtos estão mal tiquetados e os rótulos não deviam ir além do fator SPF 30 ou até 15, no caso do produto da Isdin.

Quer isto dizer que ambos os produtos não podem ser inseridos na classificação de "proteção solar muito alta" e deveriam estar nas prateleiras das farmácias e parafarmácias entre os produtos que oferecem "proteção solar média ou alta".

A Isdin que é uma marca de farmácia. Um especialista em protetores solares já veio desmentir esta informação da organização de defesa do consumidor espanhola, ao garantir que cumpriu todos os requisitos legais e que os produtos foram comprovados por um estudo independente da AMA Laboratories y Helioscience. Para além disso, garante não ter quaisquer reclamações de consumidores devido à falta de segurança ou eficácia dos produtos.